REGISTAR
ENTRAR

Vegetais Imprescindíveis

  Posted on   by   No comments

vegetais-imprescindiveis

Os vegetais são ingredientes incontornáveis de uma alimentação saudável.
Contêm dezenas de nutrientes importantes e grande quantidade de fibras dietéticas e só por obter a sua quota diária de cinco a nove porções, reforça a imunidade do seu corpo contra doenças como o cancro, doenças cardíacas e diabetes.

Quais são os vegetais mais importantes que deve consumir a fim de aumentar o seu potencial de combate a doença?

Continue a ler e descubra.


tomatesTomate

Apesar de tecnicamente ser uma fruta, o tomate é mais frequentemente servido como um vegetal. Cheio de licopeno que dá essa linda cor vermelha, são famosos pelas suas capacidades de luta contra o cancro. Não só eles estão carregados de importantes vitaminas (das A até às K), mas também mantêm a nossa pressão arterial sob controle e ajudam a reduzir o número de radicais livres no nosso corpo.

Como comer: Ver receitas com tomate


broculosBrócolos

Poucos alimentos estão à altura do potencial de combate à doença dos brócolos. Este vegetais crucíferos estão carregados com antioxidantes que ajudam a reduzir o risco dos cancros de pulmão, estômago e recto. E porque o também são ricos em em beta-caroteno, vitamina C e ácido fólico, também são bons para reforçar a imunidade a constipações e gripes.

Como comer: Ver receitas com brócolos


couves_bruxelasCouve de Bruxelas

Esses pequenos vegetais verdes são especialmente importantes para a mulher grávida porque são muito ricos em ácido fólico e vitamina B que previnem defeitos do tubo neural (o que dará vida ao cérebro do feto). As couves de bruxelas também são repletas em vitaminas C e K, bem como potássio, fibras e ómega-3 e ácidos gordos.

Como comer: Ver receitas com couve de bruxelas


cenourasCenoura

Estas maravilhas alaranjadas estão carregadas de nutrientes importantes para a pele, olhos e cabelo. Elas também são a mais rica fonte vegetal de alguns importantes antioxidantes, como a vitamina A, e porque são ricas em vitamina C, a cenoura também protege o sistema cardiovascular.

Como comer: Ver receitas com cenouras


aboboraAbóbora

Uma excelente fonte de nutrientes anti-inflamatórios como a vitamina C e o beta-caroteno. A abóbora, sendo as mais populares a “menina” e a “frade”, pode ajudar a tratar dezenas de condições, incluindo osteoartrite, asma e artrite reumatóide. Também é rica em potássio, magnésio e fibras.

Como comer: Ver receitas com abóbora


batata_doceBatata doce

Este tubérculo tem dezenas de nutrientes anti-cancerígenos como vitamina A, C e o manganês. São também uma boa fonte de fibra e ferro, energia e também ajudam a regular todo o sistema digestivo.

Como comer: Ver receitas com batata doce


berinjelaBerinjela

Rica em nutrientes saudáveis para o coração, a beringela é também rica em antioxidantes, como o nasunin (um fitonutriente e antioxidante exclusivo que protege as células do cérebro de danos). E porque beringela está carregada de fibras e potássio, os pesquisadores acreditam que pode reduzir o risco de trombose e demência.

Como comer: Ver receitas com berinjela


pimentosPimento

Verde, vermelho ou amarelo, o pimento tem de nutrientes saudáveis para o coração como o ácido fólico e o licopeno. Pesquisas recentes sugerem que comendo um pimento por dia pode diminuir o risco de desenvolvimento dos cancros de pulmão, cólon, bexiga e pâncreas. Tem também baixo valor calórico.

Como comer: Ver receitas com pimento


espinafresEspinafre

Este tipo de vegetal cheio de clorofila é uma excelente fonte de vitamina e quase todos os nutrientes de que precisa. Os cientistas acreditam que uma dieta rica em espinafre pode prevenir desde doenças cardíacas, ao cancro do cólon, artrite e osteoporose.

Como comer: Ver receitas com espinafre


cebolasCebola

Estes vegetal de cheiro pungente é particularmente bom para as pessoas que sofrem de (ou em risco de desenvolver) osteoporose por ser rico num peptídeo chamado GPCS, que os cientistas acreditam retardar a perca de cálcio. A cebola também pode ser útil na luta contra as doenças cardíacas e diabetes, por ser rica em vitamina C e ácido fólico.

Como comer: Ver receitas com cebola


Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Author: João Pinheiro

Coração filho da Ria Formosa gosto de apanhar, cozinhar e comer marisco.

"A melhor maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."