REGISTAR
ENTRAR
filhos-de-forno-dos-acores

Filhós de Forno Dos Açores

ag_avatarPor Ana Gonçalves  , ,   ,   

Novembro 21, 2016

filhos-de-forno-dos-acores

Ingredientes

Massa

300 g de Farinha

5 Ovos

2,5 dl de Leite

2,5 dl de Água

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 pitada de sal fino

Óleo e farinha para as formas

Creme

1/2 l de Leite

2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)

1 ovo + 4 gemas

250 g de açúcar

casca ralada de 1 limão grande

Preparação

1Pré-aquecer o forno a 220ºC. Untar forminhas de alumínio, tipo formas de empadas com óleo e polvilhar com farinha. Reservar.

2Preparar a massa, batendo os ovos até ficarem esbranquiçados e espumosos. Juntar a farinha aos poucos, envolvendo delicadamente entre cada adição.

3Adicionar o fermento e o sal; misturar. Juntar o leite e a água. Bater até obter um preparado liso e homogéneo (a massa fica líquida).

4Encher as formas com a massa até aos 3/4 e colocá-las sobre o tabuleiro do forno e levar a cozer a 240ºC até obter bolinhos altos, fofos e dourados (+/- 20-25 minutos).

5Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer antes de desenformar os bolinhos.

6Entretanto, preparar o creme. Colocar o amido de milho num tacho pequeno e dissolver este numa pequena quantidade de leite frio. Juntar o ovo, as gemas, o açúcar e a raspa de casca de limão. Adicionar o leite restante e misturar muito bem com uma vara de arames.

7Levar o tacho ao lume. Cozinhar em lume brando até o preparado se apresentar cremoso e consistente, sem nunca parar de mexer com a vara de arames. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer por completo.

8Abrir um pequeno orifício em cada bolinho com a ponta de uma faca, ou cortar o topo com uma tesoura de cozinha. Distribuir o creme pelos bolinhos com o auxílio de um saco de pasteleiro ou de uma seringa, tendo o cuidado de não encher demasiado para não rasgar a massa.

9Servir bem fresco.

00:00

0 Reviews

All fields and a star-rating are required to submit a review.

one × four =

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Algumas Sugestões