REGISTAR
ENTRAR

Frutas imprescindíveis

  Posted on   by   No comments

frutas-imprescindiveis

As frutas não são apenas deliciosas, são também saudáveis. Ricas em vitaminas A e C, além de ácido fólico e inúmeros outros nutrientes essenciais, podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e casos de acidente vascular cerebral, controlam a pressão arterial e o colesterol, previnem alguns tipos de cancro e protegem contra a perda de visão e ainda beneficiam a pele e os cabelos.

Se as vitaminas é que promovem o bom estado de saúde, poderá pensar em alcançar esses benefícios com suplementos alimentares? A resposta é não.
Pêssegos ou maçãs ensolaradas e uvas amadurecidas têm muito mais do que apenas as vitaminas, eles contêm uma complexa combinação de fibras, minerais, antioxidantes e fitoquímicos – além das vitaminas – que funcionam em conjunto para proporcionar inigualáveis benefícios de protecção que nunca conseguirá com um comprimido de vitaminas.

Então, quais são as frutas mais importantes que deve consumir a fim de aumentar o seu potencial de combate a doença?
Continue a ler e descubra.


macasMaçãs

Lave e não descasque a maçã pois a sua pele contém pectina, 5 gramas de fibra e uma enorme concentração de flavonóides antioxidantes. As fibras da maçã ajudam a diminuir o colesterol e mantê-lo regular, e os poderosos flavonóides reduzem o risco de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e cancro. Uma maçã média tem cerca de 80 calorias.


damascosDamascos

São uma excelente fonte de vitaminas A, C e E, ferro, potássio e carotenóides. O licopeno encontrado nos damascos ajuda a proteger seus olhos e a prevenir doenças cardíacas, oxidação da LDL colesterol e certos tipos de cancro – principalmente cancro de pele e as suas fibras ajudam a aliviar a constipação. E… Um damasco médio tem apenas 19 calorias.


bananasBananas

Soberba fonte de potássio (cerca de 400 mg), que ajuda a reduzir o risco de tensão arterial elevada o que consequentemente previne tromboses e desempenha ainda um papel fundamental na função muscular. São deliciosas e doces, sendo um bom substituto do açúcar e fonte de energia natural. As fibras da banana ajudam também a normalizar as funções intestinais. Uma banana de tamanho médio tem cerca de 108 calorias.


02Frutos Vermelhos

Apresentam enormes quantidades de antioxidantes poderosos, vitamina C e oferecem grande protecção contra o AVC, doenças cardíacas, cancro e muitas outras doenças. Para além dos seus benefícios anti-envelhecimento. Com os mirtilos no topo da lista dos benefícios dos antioxidantes, estes ajudam ainda a prevenir pressão alta, degeneração da retina e danos cerebrais que levam à doença de Alzheimer. Uma chávena de mirtilos tem 81 calorias e 4 gramas de fibra.

  • Amoras – Uma chávena de amoras tem 74 calorias e óptimas 10 gramas de fibra.
  • Framboesas – Encontra 60 calorias num copo de framboesas e 8 gramas de fibra.
  • Morangos – 1 chávena de morangos fatiados tem 50 calorias e 4 gramas de fibra.


meloaMeloa

Excelente fonte de vitamina C, potássio e antioxidantes carotenóides. Ajuda a reduzir inflamações, prevenir o cancro e doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade e ajuda a proteger a pele de queimaduras solares. Metade de uma meloa média tem 97 calorias e 2 gramas de fibra.


cerejasCerejas

Muito ricas em ferro, flavonóides, magnésio, potássio, vitaminas C e E, ácido fólico e carotenóides, são boas protectoras do coração. Reduzem significativamente inflamações, a dor da artrite, o “mau colesterol”  e o risco de cancro. Uma chávena de cerejas tem 88 calorias.


citrinosCitrinos

Mais conhecidos pela sua suculência, sabor e alto teor de vitamina C, são também uma boa fonte de fibra, folato e outros antioxidantes, vitaminas e minerais. Tem sido provado que ajudam a reduzir o colesterol, a pressão arterial e o risco de alguns tipos de cancro.

  • Toranja rosa ou vermelho – meia toranja média tem apenas umas escassas 47 calorias.
  • Laranjas  fornecem umas impressionantes 50 – 70 mg de vitamina C e uma laranja média tem apenas 68 calorias.
  • Limões e limas – 1 limão pequeno tem cerca de 17 calorias.


kiwisKiwis

Incrivelmente, quando comparado grama por grama, tem mais do dobro da vitamina C que uma laranja. É também uma excelente fonte de magnésio, potássio e vitaminas A e E, estimula o sistema imunológico e suaviza as doenças respiratórias. 1 kiwi médio tem 47 calorias e 3 gramas de fibra.


uvas_tintasUvas tintas

Contêm ferro, potássio, fibras e uma abundância de poderosos antioxidantes combatentes de variadas doenças. As uvas escuras e coloridas são uma boa fonte de flavonóides, antocianinas e resveratrol, que previnem doenças cardíacas e cancro. O vinho tinto quando consumido moderadamente, herda todos esses benefícios. 1 chávena de uvas vermelhas ou roxas tem 60 calorias.


papayaPapaya

Forte fonte de vitamina C, folato, carotenóides e enzimas digestivas naturais que ajudam na digestão de proteínas, ajudam também o trânsito intestinal. 1 chávena de cubos de papaia tem 55 calorias.


Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Author: João Pinheiro

Coração filho da Ria Formosa gosto de apanhar, cozinhar e comer marisco.

"A melhor maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."